Entrevista com Dr Rafael Arpini

1. No outono/inverno a pele tende a ficar mais sensível. As mulheres maduras sofrem mais nessa época?

A pele atinge a maturidade no início da fase adulta. Esse é o momento que define qual será a rotina do paciente para sua vida. Na questão da sazonalidade, períodos mais secos e frios tendem a aumentar a sensibilidade e o ressecamento. Dessa forma, hidratantes profundos devem ser associados à ativos que não irritam a pele. A pele madura tente a perder os chamados anexos cutâneos; essa diminuição pode torná-la mais seca e sensível, por isso um cuidado ainda mais especial. 

2. Porque a rotina de cuidados com a pele deve mudar no outono e inverno?

O clima sazonal do outono inverno costuma ser mais seco e frio. Isso se reflete exatamente da mesma forma na pele: ressecamento e sensibilidade aumentadas. A rotina deve prever essas características para uma adaptação do cosmético ideal. 

3. Quais os produtos mais importantes para o frio e quais os ingredientes que devemos procurar neles?

A maior inovação cosmética atual são os peptídeos. O ANTILEUKINE™ 6 por exemplo, derivado de uma alga de mar profundo é um excelente anti-sensibilidade além de ser hidratante e antioxidante. O ácido hialurônico é sempre estrela, com moléculas cada vez mais avançadas. Outros ingredientes hidratantes incluem o Esqualano e o Aquaporine. Produtos detoxificantes também tem destaque, como os peptídeos de resveratrol, que acalmam e tratam ao mesmo tempo.

4. Que tipo de máscaras é mais recomendado? Podemos usar máscaras caseiras? Tem uma receitinha para nós?

As máscaras naturais e hidratantes são as mais indicadas nesse período. Com indicação correta, mascaras caseiras são super indicadas. Uma receita dica:  máscara facial caseira revitalizante: misture 1 colher de chá de iogurte natural com o suco de 1/4 de fatia de laranja, um pouco da polpa de laranja e 1 colher de chá de aloe. Deixe a mistura no rosto por pelo menos cinco minutos antes de enxaguar.

5. Devemos suspender a esfoliação da pele do rosto e do corpo?

A esfoliação ajuda a remover impurezas e células mortas da pele, abrindo caminho para renovação. Não é necessário suspender nesse período. 

6. Toda a pele tende a ficar mais ressecada nessa época. O que recomenda para cuidar da pele do corpo?

Uma atenção especial deve ser dada à temperatura da água no banho. Evitar temperaturas muito elevadas ajuda a previnir o ressecamento e a sensibilidade. Além dos cosméticos hidratantes, uma boa ingesta diária de água também ajuda. 

7. E das mãos?

As mãos podem se beneficiar dos mesmos cuidados. Entretanto, atenção pois estão sempre expostas e também são lavadas constantemente. Assim, além dos ativos acima, séruns protetores com reposição da barreira cutânea ajudam a manter a hidratação por mais tempo. Atenção para absorção: procure produtos de absorção rápida para evitar o desconforto nas mãos.

8. Os lábios também merecem atenção?

Sempre. Tanto no verão com o uso de protetores quanto no inverno com a adição de hidratantes. O melhor horário para tratar o lábio é antes de dormir. Deixe junto à cama seu produto favorito e lembre de passar todas as noites. 

9. A alimentação antioxidante também é importante para a qualidade da pele nessa época? O que deve entrar no cardápio?

Tanto a alimentação quanto o uso de séruns com essas características. Temos alguns alimentos com características antioxidantes, é o caso da cúrcuma, de alguns chás como o verde e branco, e as frutas vermelhas. 

10. Qual a sua dica auto cuidado mais importante para o outono e inverno?

Manter a hidratação e evitar produtos sensibilizastes. Caso esteja em tratamento com laser ou ácidos por exemplo, redobrar esse cuidado. Em todas as épocas, atenção ao FPS sempre.